Procuram-se Heróis da Bicicleta!

Participa nos nossos concursos de design para famílias e crianças!

Desenvolve uma ideia para tornar andar de bicicleta na cidade mais divertido, mais fácil ou mais seguro, transforma-te num/a Bicycle Hero!

Tens perfil para Bicycle Hero?

  • adoras andar de bicicleta?
  • tens boas ideias de como tornar mais fácil, divertido ou seguro andar de bicicleta?
  • gostas de falar com professores, pais e crianças acerca de andar de bicicleta?
  • sabes ouvir as outras crianças?

Então, sim, tens potencial para te juntares aos Heróis da Bicicleta! 

Como é que te tornas um/a Bicycle Hero?

Desenvolve, sozinha/o ou em equipa, uma ideia para tornar andar de bicicleta no teu bairro ou na zona da tua escola mais divertido, mais fácil ou mais seguro.

Participa nos nossos workshops de design!

 

O que faz um/a Bicycle Hero?

Um/a Bicycle Hero gera ideias para ir de bicicleta para a escola em segurança e tenta implementar essas ideias juntamente com outras crianças, professores ou pais, e outros adultos.

Se outras crianças têm questões acerca de ir de bicicleta para a escola ou se gostariam de mudar algo, podem ir ter com a/o Bicycle Hero. Ela ou ele depois fala com elas e podem até vir a fazer um plano em conjunto.  

Procuram-se Heróis da Bicicleta

by Rádio Miúdos

Como participar?

Que bom que alinhas nisto! Participar é muito simples e totalmente gratuito:

1º: regista-te num dos próximos workshops de design!

Não vês aqui nenhum agendado? Divulga esta página à tua escola e propõe-lhes realizarem um! 🙂 

2º: Já tens uma boa ideia? Então agora vamos prototipá-la! Podes demonstrar a tua ideia de várias formas:

  1. faz um vídeo fixe
  2. escreve uma boa história
  3. constrói uma maquete
  4. faz um desenho especial
  5. tira uma bela foto

Com a tua ideia tenta responder à questão: Como tornarias mais seguro, mais divertido ou mais fácil o uso de bicicleta à volta da tua escola ou do teu bairro, por crianças?

Vem gerar ideias e prototipá-las num dos nossos workshop de design. Com uma introdução ao tema, outras crianças à volta para debater ideias, e alguns materiais simples para poderes fazer desenhos e maquetes, vais divertir-te, e poder criar propostas que poderão vir a ser implementadas e ajudar a põr mais crianças a andar de bicicleta!

3º: integra o Conselho das Crianças para apresentar e discutir estas ideias com os adultos que as podem ajudar a implementar!

Inspiração

Achas difícil gerar uma ideia? Quem sabe estas 3 boas ideias te possam inspirar!

Bicicleta de transporte público para crianças

A Lotta teve a ótima ideia de fazer uma bicicleta de transporte público especial para crianças! Isto torna muito fácil também para crianças pedalarem até outra estação.

Que te parece, em que outros sítios devíamos ter bicicletas especiais para miúdos?

Ciclovia das crianças

E que tal uma ciclovia especial para crianças? A Jasleen lembrou-se disso, a ideia seria tornar as ciclovias mais seguras para as crianças.

Como achas que podemos tornar mais seguro o uso da bicicleta pelas crianças? Haverá outras coisas além de ciclovias, que pudessem ser tornadas mais seguras?

    Sistema de pontos

    O Liseo inventou um sistema de pontos para as crianças que vão de bicicleta para a escola. Por cada viagem ganhas pontos e quem tiver mais pontos é o vencedor. For each ride you earn points and the one with the most points is at the top. É assim que se transforma andar de bicicleta num jogo.

    Também tens uma ideia para tornar andar de bicicleta ainda mais divertido para as crianças?

    Próximos eventos

    Nenhum evento público agendado de momento.

    Mas não precisas ficar parado. Junta-te a outras crianças e jovens e vem organizar coisas giras e boas com e para bicicletas:

    O Bicycle Heroes em Portugal começou como um projeto europeu desenvolvido em 2022 por um consórcio de várias entidades internacionais e co-financiado pelo EIT Urban Mobility.

    De 2023 em diante torna-se um dos produtos do catálogo que a Bicicultura disponibiliza aos seus clientes e parceiros, como Câmaras Municipais, escolas e outras entidades, para promoção da mobilidade em bicicleta e da participação pública das crianças. 

    E entretanto o piloto do Bicycle Heroes originou a criação do Conselho das Crianças, um núcleo permanente da Bicicultura, funcionando como conselho consultivo bem como grupo semi-autónomo, com orçamento próprio, com adultos voluntários a intervir apenas como facilitadores, onde as crianças podem decidir, colectivamente, as iniciativas e atividades a desenvolverem com vista à sua própria fruição bem como à promoção do acesso, fluência e cultura de uso da bicicleta entre os seus pares.

    Eventos passados

    27/11/2022, Arroios, Lisboa | Lançamento do Conselho das Crianças

    Sessão de encerramento do Bicycle Heroes e de arranque do Conselho das Crianças! Foi feita uma apresentação deste enquanto novo núcleo permanente na Bicicultura para promover a participação pública e o ativismo das crianças na área do direito à rua e à cidade e à mobilidade em modos ativos, e feita outra das ideias e perspectivas das crianças aos representantes das instituições (cuja preparação foi feita em 2 sessões prévias no Centro de Inovação Social dos Olivais e animada com a veloteca). Vê aqui a reportagem da Ecomood.

    25/9/2022, Alameda, Lisboa | Workshop de design

    Depois da Kidical Mass, crianças e as suas famílias juntaram-se a pensar em ideias para melhorar a ciclabilidade da cidade para as crianças.

    9/6/2022, EB Maria Irene Lopes de Azevedo, Amadora | Workshops de design

    Os alunos do 3º e do 4º anos desta escola participaram em workshops de design e num concurso de ideias. Conhece aqui as 11 ideias / propostas e ouve as crianças a explicá-las enquanto trabalhavam nas suas maquetes. Vê aqui a reportagem da Ecomood.

    21/5/2022 | Tertúlia online "Portugal e a Mobilidade em Modos Ativos"

    Moderação:

    Ver ou rever aqui.

    28/5/2022 | Passeio + workshop mecânica

    Encontro: 14h30, na Decathlon de Alfragide – saída às 15h

    O workshop de mecânica terá lugar no final do passeio, será desenvolvido pela Femina, da Cicloficina, e será dedicado principalmente ao tópico da reparação e substituição de câmaras de ar, para que ninguém fique apeado por causa de furos!

     

    28/5/2022 | Tertúlia online "Andar de Bicicleta na Cidade"

    Moderação:

    Ver ou rever aqui.

    Segue o Bicycle Heroes

    Segue a Bicicultura

    Financiamento

    Apoios

    Consórcio