Outros / colaborações

Isto Não É Uma História Infantil é um livro para crianças que os adultos precisam (mesmo!) de ler. De uma forma divertida e provocadora, as crianças são incentivadas a ter uma voz ativa e envolverem-se no desenho do espaço público.

Com autoria de Liliana Madureira e Gabriela Araújo e editado em 2023 pela ADENE, desafia os leitores a repensar as cidades onde vivem, olhando para o espaço que é dado aos automóveis e às pessoas e refletindo sobre a igualdade e segurança rodoviária. O livro está disponível para ser usado como ferramenta de mudança.

Podes fazer o teu pedido e dar-nos a conhecer a tua motivação neste formulário.

Somos parceiros no projeto “Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa“, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2021.

O projecto visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade, através de uma abordagem interdisciplinar e envolvendo parceiros na co-construção de conhecimento sobre mobilidade urbana através de um pensamento na longa duração.

A Bicicultura é parceira da APSI no consórcio constituído no âmbito do programa de parcerias locais BIP/ZIP 2021 para o projeto de boas práticas “Brincapé – Com Tralha“.

O objetivo é proporcionar a brincadeira dentro e fora da escola com a contribuição de pessoas e organizações. Com a pandemia o recreio ficou confinado ao espaço escolar. Importa derrubar as barreiras, incentivar a escola a sair do edifício escolar e assumir o espaço público como lugar de brincadeira e de crescimento integral da criança.

A Ana Pereira, fundadora da Bicicultura, é, desde 2019, e por Lisboa, a primeira representante portuguesa na rede mundial de Bicycle Mayors, desenvolvendo o trabalho da sua missão principalmente debaixo dos chapéus da Cenas a Pedal e da Bicicultura.

Os Bicycle Mayors são catalizadores para cidades mais amáveis e adaptadas ao futuro, representando o progresso da mobilidade em bicicleta e os interesses da comunidade.